Alimentos que fazem mal para cães
A alimentação sempre foi um ponto forte para os humanos, uma dieta balanceada e atividades físicas é a certeza de que o passar dos tempos será mais tranquilo e saudável. Isso não é diferente para os animais domésticos, como, por exemplo, os cães. Eles precisam receber uma dieta equilibrada e fazer atividades físicas para envelhecerem saudáveis e felizes. No entanto, alguns donos preferem dar alimentos caseiros ao invés de ração, sem saberem os problemas que podem causar se algum alimento for dado de forma inapropriada ou em excesso.
Os alimentos mais conhecidos e que, apesar de fazerem bem ao ser humano, podem causar sérios problemas em cães são: os doces dietéticos, chocolates, café, massa de pão cru, álcool, entre outras fontes de alimentação.
Logo abaixo está o Ranking de alimentos e suas consequencias, caso um cão as coma inapropriadamente.
Café: possui cafeína, que é uma substância que tem como principal função estimular o sistema nervoso central e que também é encontrado em chás. Se for ingerido em quantidades significativas pode causar o aceleramento do coração, hiperatividade, tremores, convulsões, dentre outros sintomas.
Chocolate: os produtos que são derivados do cacau ou do cupuaçu, por exemplo, apresentam em sua composição uma proteína chamada de teobromina que não é aconselhável para cães, podendo causar sintomas como vômitos e diarreias. Basta que seja consumido apenas 85 gramas de chocolate amargo para que um cão de médio porte sinta os sintomas citados anteriormente.
Noz-macadâmia: esse alimento pode causar tremores, paralisia temporária das patas traseiras, febre, vômitos e fraqueza, mas ainda não descobriram qual o motivo dessas nozes fazerem tanto mal.
Alho: um tempero que é muito bem falado entre os humanos, mas que podem deixar graves sequelas em um cão. O alho pode causar anemia em um cachorro, mas isso é ainda mais grave, pois este quando ingerido destrói as células sanguíneas do animal. Por isso, não tempere o alimento que será dado para seu bicho de estimação comer.
Cebola: Esse alimento também pode causar sérios riscos às células sanguíneas de um canino, assim como o alho. No entanto, a cebola causa alguns danos pequenos, mas que são irreversíveis e após determinado tempo os sintomas começam a aparecer.
Uvas e Uvas Passas: esse tipo de comida pode fazer com que os rins dos cães comecem a parar de funcionar, mas ainda não se sabe o real motivo desses sintomas após a ingestão dessa fonte alimentícia.
Lembrando que nesse assunto tamanho é documento e quantidade também, pois se uma mesma quantidade de algum alimento inapropriado for dado tanto para um cão de grande porte quanto para um de pequeno porte, o segundo terá maiores consequências.
O consumo de álcool faz mal para os humanos se for ingerido em grandes quantidades, com os cães não seria diferente. Mas o problema é mais grave, pois como os cachorros são animais mais sensíveis e menores que o homem as chances deles entrarem em coma após uma pequena dosagem de alguma bebida alcoólica é maior.
Podem existir muitos outros alimentos que façam mal aos cães, mas que para os seres humanos são símbolo de saúde. Por isso é aconselhável que a ração de boa qualidade seja dada em lugar do alimento caseiro, pois é a garantia de que seu animalzinho continuará saudável por muito mais tempo.
Oferecer petiscos aos animais que são comuns à alimentação humana nem sempre é errado, desde que o tutor saiba fazer as escolhas certas e evite os alimentos que podem provocar problemas. Além dos distúrbios gastrointestinais, alguns alimentos podem prejudicar o sistema circulatório, sistema nervoso e também os rins. Na ânsia de agradar os animais, os tutores correm o risco de prejudicar a saúde dos animais ao oferecerem guloseimas aparentemente inofensivas, como chocolate, algumas frutas ou comidas condimentadas. Abaixo, a veterinária Amanda Carvalho, da Vetnil, cita os alimentos que mais prejudicam a saúde dos animais.
Abacate:
possui persina, uma substância que pode provocar transtornos gastrointestinais;
Uva e uvas-passa:
não foi descoberta a causa, mas sabe-se que elas podem desenvolver insuficiência renal nos cães;
Macadâmia:
não sabe qual, mas há uma substancia nesta noz que provoca um quadro de tremores e paralisia temporária nos membros traseiros dos cães;
Espinafre:
por possuir muito ácido oxálico, o vegetal predispõe a formação de cálculos urinários;
Broto de Batata:
possui solamina, substância que pode provocar depressão do sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais;
Cebola e alimentos preparados com cebola:
são tóxicas aos animais por provocarem quadros graves de anemias;
Alho e alimentos preparados com alho:
seu mecanismo de ação é parecido com a cebola, pois ele destrói as células vermelhas do sangue, causando anemias e em casos mais graves causando falência renal devido a grande perda de hemoglobina;
Pimentas:
podem causar irritação no estômago dos cães;
Chocolate e todos os derivados do cacau:
são tóxicos por possuírem a teobromina, que pode ocasionar quadros de vômito e também a vasoconstrição com conseqüente aumento do ritmo cardíaco e estímulo do cérebro.
Café:
é bem semelhante ao chocolate, pois a administração do café irá causar arritmias podendo desenvolver um ataque cardíaco.
Bebidas alcoólicas:
o álcool diminui as funções cerebrais e como os cães são mais sensíveis, o risco de coma alcoólico é bem maior.
Segundo o blog Amo Cachorros, os animais não devem consumir peixe-cru, ossos ou leite. Em caso de notar que o animal está passando mal deve-se ir rapidamente até o seu veterinário de confiança.
Agora, para os casos que chegam a um quadro de intoxicação alimentar,
Amanda Carvalho explica que o tutor pode administrar carvão ativado ao
animal. Essa substância tem poder absorvente, além de proteger a mucosa
intestinal. A medida no entanto, não dispensa a necessidade de levar o
animal ao médico veterinário.
Sem comentários:
Enviar um comentário