quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O cão sénior




O aumento da esperança de vida dos animais de companhia traz um relevo cada vez maior à geriatria veterinária, que assume como uma área de crescente intervenção médica e farmacêutica.
Em média, consideram-se seniores (ou idosos), os cães com idade superior a 8 anos. Os cães de raças grandes envelhecem mais rapidamente, pelo limite é os 6 anos. No caso dos cães de raça pequena, a longevidade é maior, e muitos, e muitos só entram na "3ª idade" aos 12 anos.
Os cães seniores precisam de cuidados específicos dada a sua maior sensibilidade. O envelhecimento dos órgãos susceptibiliza-os a doenças "próprias da idade", mas graças à evolução da medicina e da nutrição, actualmente já é possível prolongar a saúde e o seu bem-estar.
As consultas veterinárias deverão ser mais frequentes nesta fase.
Recomenda-se a realização se um perfil analítico geriátrico de 6 em 6 meses, que inclua análises sanguíneas, RX torácico e electrocardiograma. O diagnóstico precoce das doenças é um factor decisivo no seu tratamento.

Alimentação
A alimentação é talvez dos factores mais importantes de saúde do cão sénior, privilegiando uma boa condição corporal e ajudando a prevenir as doenças relacionadas com a idade.
Um alimento adequado será aquele com proteína seleccionada, baixo teor de sal, e rico em antioxidantes.
Actualmente, já existe no mercado alimento específico para cães sénior.

Higiene
A pele perde algumas das suas características, tornando-se mais sensível e desprotegida. Os banhos de verão ter a frequência máxima de um por mês e o champô deverá respeitar a saúde da pele. A frequência da limpeza dos olhos e dos ouvidos poderá ser aumentada.

Doenças mais comuns
Diabetes, artroses, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, calcificações vertebrais e hérnicas descais, cataratas, envelhecimento cerebral e doenças orais.

/saude-artigos/o-cao-senior-3082811.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...